"Um gatinho faz com que voltar para casa se torne voltar para o lar. Pam Brown"

Os gatos anunciados para adoção nesse blog, foram resgatados em situações de risco, abandono e sofrimento. Foram cuidados, tratados e serão encaminhados somente para lares onde não terão acesso a rua, casas com quintal fechado ou apartamento telado. Todos serão castrados para que o abandono não se perpetue, pelo menos não em minhas mãos...



terça-feira, 29 de junho de 2010

Estratégias para Conquistar um Gatinho Tímido

Por Giane Portal

Esses dias recebi um e-mail de um amigo do facebook pedindo dicas de aproximação com o gatinho adulto que ele tinha adotado recentemente, que sempre fugia quando tentavam se aproximar.


Aqui vão algumas estratégias para conquistar um gatinho tímido, mas é preciso dizer que, dependendo do trauma que o gatinho sofreu antes, não é garantido que algum dia ele venha a confiar totalmente, mas você pode tentar!

1. Passar tempo com ele SEM "notar"a presença dele. Por exemplo, se ele se esconde embaixo da cama, sentar um tempo por ali (com um livro, um notebook), sem olhar, sem chamar, sem fazer nada. Isso porque gatos mais tímidos às vezes precisam do tempo deles, e quando vamos em direção a eles a tendência é fugir.

2. Além disso, você pode levar patês, alguma guloseima, de deixar a seu lado. Se ele for comer, não dê bola, não faça carinho, nada. Assim ele vai se acostumando com sua presença e associando a coisas boas.

3. Sempre que você for tentar uma interação, dê sua mão para ele cheirar antes de tentar fazer carinho. Não volte a palma da mão para o rosto, pois ele pode achar que vc está tentando "agarrá-lo" e fugir.

4. Se ele se aproximar, resista a tentação de imediatamente tocá-lo. Espere ele se sentir seguro.

5. Um das coisas que mais consolida a relação entre gatos e humanos são os brinquedos. Descubra algo que desperte o interesse dele, e que você possa manusear de longe, tipo uma varinha com bichinho. É uma ótima maneira de construir uma relação.

6. Deixe uma camiseta sua (usada) perto do pote de comida e dos lugares de dormir. Mais uma vez, ajuda a associar as coisas boas a seu cheiro.

7. E para finalizar, da para complementar tudo isso com Florais de Bach. Aqui em casa eu geralmente tenho bons resultados com o uso de Florais.

Espero que essas dicas ajudem!

Meow!
Giane Portal

satbast

astrologia:
http://gianeportal.wordpress.com/
www.cnastrologia.org.br/

fotos felinas:
www.flickr.com/photos/fofurasfelinas/
desenhos felinos:
http://fofurasfelinas.carbonmade.com/

felinidades:
fofurasfelinas.katgyrl.com/

Nenhum comentário: