"Um gatinho faz com que voltar para casa se torne voltar para o lar. Pam Brown"

Os gatos anunciados para adoção nesse blog, foram resgatados em situações de risco, abandono e sofrimento. Foram cuidados, tratados e serão encaminhados somente para lares onde não terão acesso a rua, casas com quintal fechado ou apartamento telado. Todos serão castrados para que o abandono não se perpetue, pelo menos não em minhas mãos...



terça-feira, 27 de abril de 2010

Dicas de como cuidar bem de seu bichinho!



Essas são as dicas de uma amiga, a Stella que tem uma gatinha, a Bijoux que ficou muito doente e em nenhum momento pensou em desistir dela. Uma lição para muitos!!!

Não mate seu animal antes da hora, LUTE por ele!!!!

1 - se seu gato está agindo estranho (por exemplo, comendo a areia do banheirinho) não espere para ver se continua. leve o gato no veterinário o quanto antes. gatos adoecem rapidamente, devido ao metabolismo, e o que não era grave num dia pode ser grave no outro.

2 - nunca espere para fazer um exame depois do fim de semana. pode ser tarde demais. ande, corra, cozinhe o juízo do seu veterinário. ele tem outros pacientes para se preocupar; o seu gato (ou cachorro, ou hamster, ou calopsita ou jibóia) é SUA prioridade. corra atrás.

3 - cerque-se de amigos. amigos conhecem pessoas, amigos indicam veterinários, amigos dão uma força, amigos dão colo. amigos ouvem e têm boas idéias. foi através de amigos (a alessandra e o marcos) que conseguimos o primeira doador de sangue para a Bijoux, o gato Otto.

4 - bicho não tem plano de saúde e o tratamento é caro. vai ser um desfalque na sua conta, mas é assim com todo mundo. pode conversar que você chega num acordo que vai caber no seu bolso, nem que seja parcelando.

5 - seja organizado. escreva toda a história da doença do seu bichinho, faça um cronograma. na hora da consulta você pode esquecer alguma coisa. faça um esquema com os horários dos remédios, marque um X depois de dá-los ao seu bichinho. leve esses papéis ao veterinário. guarde todos os exames e esses papéis numa pasta ou num envelope. ajuda prá caramba.

6 - como aqui foram duas doentes ao mesmo tempo (muriel recém operada de câncer de mama e bijoux anêmica e depois recém-operada do baço-monstro) pegue duas embalagens de plástico (as de sorvete são perfeitas) e escreva o nome dos doentes. os remédios ficam dentro. caso prefira mais segurança, escreva o nome no frasco ou na cartela. cole o esquema dos remédios acima delas.

7 - eu quase dei a dosagem errada do remédio da bijoux uma vez porque estava cansada e confundi os frascos. peguei a caneta de escrever em cd e escrevi, na tampa, a inicial de cada remédio. nunca mais errei.

8 - se vai dar comprimidos pela metade, compre um cortador de comprimidos na farmácia. é barato, algumas dão como brinde. se o comprimido for de cartela, deixe a parte metálica de um e cole um pedacinho de esparadrapo por cima, permitindo abrir e fechar sem problema. desse jeito, a metade que você guardar não vai se perder ou se sujar com alguma coisa.

9 - horários de remédio são sagrados, mas cinco minutos a mais ou a menos não fazem seu bichinho correr risco de vida. a não ser que o veterinário diga isso.

10 - respire. respire. respire. você tem que ficar atento e forte por seu bichinho. não enlouqueça. seus amigos, seus amores vão entender que você está passando por um momento difícil. aceite ajuda. você não vai conseguir se distrair se a doença for grave, mas é necessário comer, dormir e manter o nível mínimo de sanindade.

11 - Não mate o seu gato antes da hora. Suspeita de alguma doença não significa que o gato a tenha. E mesmo que fique comprovado que ele um câncer, não quer dizer, necessariamente, que ele não possa ficar curado. Esgote todas as possibilidades antes. A esperança é a última que morre.

12- e o mais importante - não desista. lute por seu bichinho enquanto ele lutar.


Por Stella Cavalcanti.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi, hellen, será que vc poderia anunciar para a gente o sumiço do Neto? Ele tem um tópico lá na comunidade e eu fiz esse recado lá no meu blog:(tem um vídeo mostrando como ele anda tb no blog!)
Beijos e obrigada!!!

Olha, se você é de Londrina, por favor, preste atenção se caminha pelos lados da Faculdade Arthur Thomas. O Neto foi visto por lá...Lembrem-se, ele anda agachadinho, como mostra o vídeo aí embaixo...

Nós temos muita esperança de encontrá-lo....Mas ninguém segura o Neto para a gente....É preciso segurar e ligar para a Eccozoo 9969 4222 / 3025 5622, Dra Cristiane, ou para a Silvana: 99782863

Elas vão buscá-lo a qualquer hora!

Gente, é muito importante encontrar nosso Neto, ele já sofreu muito...Por favor, realmente precisamos de ajuda!!!

Obrigada!!